Semente da planta Linum usitatissimum é a principal matéria-prima para a fabricação de azeites, geléias e santa cruz de tenerife. A linhaça é um cereal todo-poderoso, que conta com os nutrientes necessários para o ser humano. Os benefícios da linhaça são muito interessantes e as suas propriedades são benéficas para a nossa saúde. Esta semente é rica em fibras, ácidos graxos essenciais e muito mais. A linhaça é utilizada pela medicina, a indústria dos cosméticos e da gastronomia.


Composição da linhaça


A linhaça é composta por:



  • Ácidos graxos insaturados: Omega 9 (ácido oleico), ômega 6 (linoléico) e ômega 3 (α-linolênico)

  • Carboidratos: 34,3 g.

  • Proteínas: a 23,7 19,5 g por cada 100 g.

  • Fibra: 25,8-27,9 g por cada 100 g.

  • Cálcio: 199 mg a cada 100g.

  • Magnésio: 362 mg a cada 100g.

  • Produtos mucilaginosos.

Propriedades da linhaça


benefícios da linhaça


Para aproveitar todas as propriedades da linhaça é recomendável consumi-la em jejum ao acordar.


A linhaça é:


Laxante leve: seja quando tomamos água de linhaça ou porque consumimos uma colher de sopa de sementes esta se torna uma gelatina em nosso interior, a qual estimula o movimento intestinal e atua como um laxante suave e natural.


Esta propriedade também torna a linhaça em:


Digestiva: A semente de linhaça favorece a digestão, reduz e reverte os danos no trato intestinal.


Anticancerígena: A linhaça contém uma substância que inibe os químicos causadores de tumores cancerígenos, esta substância é chamada de lignina e também bloqueia os receptores de estrogênio, isso previne o câncer de cólon, de próstata, de mama e de pulmão, ainda estão a ser realizados estudos para determinar que outros tipos de câncer previne a linhaça. Cabe destacar que esta pequena semente contém 27 componentes anticancerígenos.


Anticoagulante: A linhaça estimula o movimento do sangue através do sistema circulatório e ajuda a diminuir a pressão arterial.


Controla a diabetes adulta: Reduz os requisitos de insulina em nosso organismo a controlar os níveis de açúcar no sangue.


Diurético: O consumo desta semente há mais eficiente a função dos rins.


Afrodisíacas.


Benefícios da linhaça


Flaxseed photo


Benefícios para o emagrecimento


Nos permite perder peso mais rapidamente, pois elimina o colesterol LDL e os depósitos de gordura em nosso corpo. A linhaça é saciante, portanto se consumir uma ou duas colheres de sopa antes das refeições disminuirías seu apetite.


Previne a osteoporose


A semente de linhaça melhora a absorção e o metabolismo do cálcio.


Regenera a flora intestinal


Se você já esteve sob tratamento com antibióticos ou medicamentos que destroem a flora intestinal, consumir linhaça restaurar as bactérias benéficas do seu intestino.


Benefícios para o cólon


Depois de usar laxantes por muito tempo, nosso cólon sofre danos quase irreversíveis, consumir linhaça reverte esse dano.


O ácido linolênico e os antioxidantes presentes na linhaça contribuem para o tratamento de doenças como: artrite, bursite, tendinite, nefrite, gastrite, colite, otite, lúpus e prostatite.


Se você sente falta de energia ou está a recuperar de uma doença, o consumo de linhaça irá voltar a sua força e energia. Se você é um atleta da linhaça permite uma rápida recuperação de seus músculos depois do exercício.


A linhaça para o cabelo e a pele


Aplicação de uma máscara de linhaça sobre nosso rosto nos ajuda a fazer uma limpeza profunda do mesmo. O consumo de linhaça e a sua aplicação a cura de alguns problemas de pele como eczemas e psoríase.


Se você usar o gel de linhaça em nosso cabelo ou adicionamos duas colheres de sopa de óleo para o nosso shampoos podemos nutrir o cabelo seco e danificado.


Para combater o stress e a ansiedade


A linhaça é um sedativo natural, cujos efeitos se sente algumas horas depois de ter sido ingerida. Aqueles que consomem linhaça sentem como os níveis de tensão nervosa se vêem reduzidos.


Esta capacidade faz com que a linhaça seja utilizada como coadyudante e os tratamentos de doenças do comportamento.


Para a mulher


A semente de linhaça é rica em fitoquímicos é, portanto, uma aliada da mulher, já que regula o ciclo hormonal, as quantidades de hormônios antes, durante e depois do parto e da amamentação. É também um remédio contra a frigidez e a síndrome pré-menstrual. A linhaça reude os sintomas da menopausa.


Para a mulher grávida e o consumo de linhaça é vital, pois, reduz os riscos de sofrer um aborto.


Para o homem


A semente de linhaça ajuda a tratar os problemas de ejaculação precoce, aumenta a quantidade de esperma e, além disso, cura a impotência.


A linhaça alivia os edemas


A semente de linho estimula a função dos rins, ajudando a expulsar o sódio e a água.


Como tomar a linhaça?


Moída


Podemos moer as sementes de linhaça e usá-las como molho de saladas ou em nossos cereais e até mesmo misturar com a farinha na hora de fabricar pães, bolos e biscoitos. Podemos até misturar com limão, para fabricar o famoso refrigerante de linhaça e do limão.


Inteira


As sementes de linhaça inteira pode deixar por maceração em água durante a noite. Ao acordar devemos tomar essa água notaremos seus benefícios ao longo do dia. Também podemos misturar as sementes com cereais.


Em Cápsulas


Em naturais vendem as cápsulas de linhaça. A dose recomendada é de 2 a 3 cápsulas diárias.


Em infusão


Podemos ferver as sementes de linhaça em água por dois minutos. Devemos tomar duas ou três xícaras diárias de esta infusão. Lembre-se adicionar duas colheres soperas de linhaça por xícara de água.

As dietas rápidas, também conhecidas como dietas milagre, costumam ter muitos adeptos; mas você está podem afetar o coração. Para conhecer um pouco mais em profundidade este efeito, é necessário que você saiba como agem essas dietas sobre o colesterol e os triglicerídeos.

jejum

Todos os alimentos que consumimos diariamente actuam sobre o funcionamento dos diferentes órgãos. Às vezes em forma favorável e em outras de forma desfavorável. Se você sofre de excesso de peso, você tem duas maneiras de emagrecer através de uma dieta equilibrada e harmônica ou com uma dieta rápida e restrita em certos nutrientes.

Estas últimas são as mais populares e as que mais despertam curiosidade. No entanto, se você conseguir perder peso rapidamente, é importante ter presente que se podem apresentar outros efeitos indesejáveis sobre alguns órgãos importantes do corpo, como por exemplo o coração. As dietas milagre podem ter um efeito negativo sobre certos fatores de risco cardiovascular, como por exemplo o colesterol e os triglicerídeos.

Como atuam as dietas milagre sobre o colesterol e os triglicerídeos

  • Se bem que é controversa a informação sobre a relação entre as dietas restritivas e os níveis de gorduras no sangue, e posso te dizer que há estudos que demonstram que ocorre um processo cetogénico que aumentaria os níveis de colesterol e triglicéridos no sangue.
  • Por outro lado, as dietas restritivas em hidratos de carbono, são mais ricas em gorduras e proteínas, o que pode provocar um aumento de colesterol e triglicérides no sangue, mas são selecionadas adequadamente as gorduras da dieta.
  • O excesso de gordura e proteína da dieta, juntamente com a restrição de hidratos de carbono, e a perda de alguns minerais como o potássio e o magnésio, que pode provocar um aumento do risco cardiovascular. Além disso, também pode afetar outros órgãos, como, por exemplo, o fígado e os rins.

As dietas restritivas mantidas no tempo podem ser muito prejudiciais para a saúde. Se bem que você pode perder peso mais rápido, as consequências que estas trazem para a saúde, podem ser graves. Por isso, é importante que, se você precisa perder peso você entre em contato com um médico especialista que projete uma dieta especial para ti, tendo em conta as suas necessidades e as suas características físicas.

Uma das dietas cardiprotectoras que, além disso, lhe permite perder peso de forma saudável é a dieta mediterrânica. Esta é uma dieta que não inclui apenas alimentos ricos em hidratos de carbono complexos (fibra), mas que traz ácidos graxos de boa qualidade, que lhe permitem manter o colesterol e os triglicerídeos.

Esta deliciosa fruta tropical esta cheia de benefícios ocultos que apenas começa a se descobrir. Seu cheiro e seu sabor pode ser que não sejam o mais agradável para algumas pessoas, mas sem dúvida, depois de ler este artigo, você vai comprar uma no supermercado mais próximo.


A graviola é originária da Indonésia e México; comumente consumida em forma de suco, mas também se pode desfrutar de sua polpa para aproveitar a fibra natural que oferece. Os benefícios da graviola são muitos, por isso que melhor começamos a explicar:


Benefícios da graviola


Os benefícios da graviola ser lido por sistemas e órgãos. O ideal dessa fruta é que o suco contém todos os benefícios, então se você não gosta da polpa, pode consumi-la como suco ou em batidos e tirar proveito de suas propriedades.


A graviola como energizante


Esqueça os caras bebidas energizante ricas em substâncias prejudiciais para o seu organismo. Um copo de suco de graviola é rico em frutose, um açúcar natural que ao ser metabolizado pelo organismo se ativará física e mentalmente para enfrentar os desafios diários da vida.


A graviola previne a osteoporose e mantém a saúde dos ossos


benefícios da guabana


É uma grande fonte de cálcio e fósforo, os quais são os minerais de que necessita o nosso corpo para manter a saúde do esqueleto e dos dentes.


As mulheres que entram na fase da menopausa devem consumir esta fruta, pois protege os ossos de desmineralização dos ossos causada pela perda de estrogênio. Também é recomendável que as crianças e jovens em crescimento consumam graviola, se o seu filho é exigente com a comida, você pode preparar a graviola em forma de sorvete ou picolés e satisfazê-las com calda de chocolate. Não vai resistir.


A graviola como protetora do sistema nervoso e circulatório


A graviola é rica em vitaminas do complexo B, o que melhora a circulação, prevenindo e combatendo a hipertensão e problemas circulatórios comuns da velhice. O complexo B também protege e melhora a função do sistema nervoso.


A graviola como apoio para o sistema digestivo


A graviola é ideal para tratar as hemorróidas, infecções de urina e úlceras estomacais. Também facilita a digestão e previne ou melhora a prisão de ventre.


A graviola e o sistema imunológico


Aumenta a resposta imunológica do organismo contra o ataque de vírus e bactérias, o que nos protege de doenças e infecções. Como consegue isso? É rica em vitamina C, cerca de 100 gramas de graviola contém 20 mg de vitamina C.


A graviola como antioxidante


Por ser rica em vitamina C, a graviola é um potente antioxidante, retardando o envelhecimento natural do organismo.


A graviola e o fígado


Consumir graviola ajuda nas funções do fígado e da vesícula biliar já que é rica em antioxidantes, que ajudam na limpeza e ajudam no processo de metabolização das gorduras.


Propriedades medicinais da graviola


A graviola é:



  • Anti viral: ajuda a combater gripes e constipações.

  • Antibacterial.

  • Antifúngica.

  • Anti-depressiva.

  • Antiparasitaria.

  • Alivia as dores.

  • Sedativo.

A graviola como aliado na luta contra o câncer


propriedades da guabana


Talvez este seja o benefício mais famoso da graviola. As folhas da planta têm a capacidade necessária para lutar contra diversos tipos de câncer como:



  • Câncer de cólon.

  • Câncer de mama.

  • Câncer de próstata.

  • Câncer de pâncreas.

  • Câncer de pulmão.

De acordo com um estudo da graviola pode ser 100 vezes mais potente que os tratamentos de quimioterapia atuais sem o emarenhado de efeitos adversos.


Como consumimos a graviola?


Podemos tomá-lo em suco, para isso tomamos a graviola, retirar a polpa e a despeje em um recipiente grande. Com um disjuntor, procedemos a esmagar a polpa até que as sementes estejam livres das fibras que os contêm (ou coloque a polpa diretamente no liquidificador). Em seguida, colamos e adicionar água ou leite de acordo com desejamos fazer suco ou um batido.


Também podemos descascar a graviola e consumir a polpa diretamente.


Os benefícios da graviola são muitos e ainda estão em estudo, os habitantes antigos da Mesoamérica empregavam tudo o que oferecia a graviola, desde as sementes até as folhas da planta. Talvez sejamos sábios ao regressar a esse conhecimento antigo e natural e depender menos dos medicamentos atuais, cheios de efeitos secundários.

Ao longo do tempo, o vínculo entre a ingestão de café e o risco cardiovascular tem sido amplamente estudado, assim o indicam as primeiras pesquisas já realizadas na década de 60. Isso se deve ao fato de que o café é uma das bebidas mais populares de todo o mundo e, como conseqüência, consumida por milhões de pessoas. Por isso se detallaré qual é a relação entre o consumo de café e a saúde cardiovascular.

Xícara de café

Durante muitas décadas, foi estudada a relação existente entre o consumo de café e a saúde cardiovascular em geral e o vínculo que existe entre a bebida e os diferentes fatores de risco, tais como:



  • Hipertensão arterial.

  • Hipercolesterolemia.

  • Hipertrigliceridemia.

  • Aumento de níveis de homocisteina (substância intervenientes na formação de placas de ateroma nas paredes das artérias).

Em um primeiro momento tornou-se mais ênfase no efeito da cafeína sobre os diferentes factores de risco, com o tempo, a atenção foi desviada para outros componentes do café como álcoois diterpénicos (cafestol e kahweol), que possam ter um efeito nocivo para a saúde cardiovascular.


Há pesquisas em que se apresentam indícios de uma possível relação negativa entre o consumo de café e risco coronariano e outros estudos nos quais refutam essa afirmação.


Uma possível explicação para esta diferença é a de não ter tido em conta o tipo de café estudado. É importante salientar que a relação entre a ingestão de café e o risco de doença cardiovascular deve ser tomada a partir de uma perspectiva a longo prazo, já que se observa um declínio no consumo de café a partir dos 50 anos.


Devido a estas diferenças se tem levado a cabo uma revisão de 22 estudos, na qual foi encontrado um aumento do risco de sofrer infarto do miocárdio em pessoas que consumiam mais de 5 xícaras de café em forma diária, em relação com aquelas pessoas que não bebiam café.


Conclusão



  • O dia de hoje continuam a realizar pesquisas para determinar a relação entre o consumo de café, a saúde cardiovascular e cada um de seus fatores de risco, para definir a recomendação de ingestão diária de café e das diferentes substâncias que o compõem, com o objetivo de minimizar seus efeitos nocivos, se os tivesse.

Do meu ponto de vista eu acho que o café, como qualquer outro alimento, deve ser consumido a consciência com o senso comum e evitando o excesso. Isso minimiza seus efeitos adversos e reforçará as suas virtudes.


Não mais de 3 poços por dia, e lhe permitirão degustar um bom café e evitar complicações que possam afetar sua saúde. Os excessos são os que prejudicam a saúde como um todo.


Lembre-se fazer verificações periódicas com seu médico para garantir uma boa qualidade de vida.

O abacaxi é uma fruta cítrica também conhecida como abacaxi. É nativa da américa do Sul e vem de uma planta monocotiledônea da família das bromeliáceas. Os benefícios do abacaxi são muito valiosos para a saúde.

O abacaxi é benéfica para prevenir ou controlar a hipertensão

O abacaxi tem muito pouca concentração de sódio (mineral responsável pela hipertensão arterial) e um grande conteúdo de potássio, mineral necessário para o movimento dos fluidos no corpo humano.

O abacaxi ajuda a perder peso
O abacaxi contém muita frutose, um açúcar natural que reduz os desejos e pode ser consumida como um lanche saudável, sem afetar de maneira grande o nosso consumo calórico. O abacaxi também é saciante.

Abacaxi previne o envelhecimento celular

O abacaxi é rica em antioxidantes, estes impedem a ação dos radicais livres sobre as células, em especial, o de abacaxi ajuda a prevenir o dano causado à vista e para a pele.

Melhora a saúde bucal e as defesas do organismo

Pelo seu alto conteúdo em vitamina C, o abacaxi evita o crescimento da placa bacteriana nos dentes, prevenindo doenças dentários como cáries e gengivite. A vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imunológico, tornando-os menos propensos a sofrer doenças.

Abacaxi além disso, contém bromelaína um anticoagulante natural que favorece os glóbulos brancos do sangue, fortaleciéndolos para a luta contra as doenças.

Mantém a saúde do intestino e cura a prisão de ventre

O abacaxi contém muita fibra, o que favorece a saúde do intestino e pode chegar a curar a prisão de ventre.

Benefícios do abacaxi para a saúde da pele

Mantém a pele elástica e hidratada, mesmo elimina células mortas, permitindo-nos ter uma pele mais brilhante e lozana. O abacaxi também diminui rugas muito finas e manchas na pele.

Abacaxi protege a tireoide e o sistema nervoso

Pelo seu conteúdo em minerais e vitamina C, consumir abacaxi com regularidade melhora as funções da tiróide e do sistema nervoso.

O abacaxi é muito recomendável se sofrer de arteriosclerose, doenças cardíacas e diabetes

Como é rica em antioxidantes, abacaxi destruir os radicais livres, que são responsáveis por doenças como as já mencionadas.

É diurética e desintoxicante

Consumir abacaxi liberta o nosso organismo de substâncias tóxicas e evita a acumulação de líquidos no nosso organismo.

Destrói parasitas intestinais

Pelo seu alto conteúdo em bromelaína, o consumo de abacaxi destrói os parasitas que possa abrigar o nosso intestino, devido ao consumo de alimentos e bebidas preparados com escassas medidas de higiene.

Que benefícios traz a bromelaína?

A bromelaína é-lhe atribuídas as seguintes propriedades:

  • Anti-inflamatório: Ajuda e a recuperação de doenças inflamatórias, como dores de garganta, asma, gota e sinusite.
  • Antitrombóticas: Previne a formação de coágulos no sangue, isto é ideal para pessoas propensas à formação de trombos, como aquelas que passam deitadas ou parados muito tempo.
  • Antiedematosa: Evita inchaços por acumulação de líquido no organismo, este benefício é evidente em mulheres que sofrem de síndrome pré-menstrual.

A bromelaína em combinação com os antioxidantes do abacaxi dota esta fruta de propriedades anticancerígenas.

Os benefícios do abacaxi podem ser aproveitados em rigorosas dietas de desintoxicação à base de abacaxi, onde por uma semana só consomem produtos saudáveis preparados por si mesmo, à base de abacaxi.

Para não chegar até esse extremo, é recomendável consumir abacaxi de forma regular em nossa dieta diária. Você pode consumi-la em sua forma natural, em saladas de fruta e batidos. Sobre a pizza não traz os mesmos nutrientes, pois é submetida a grandes quantidades de calor.

Os benefícios do abacaxi para emagrecer são muito comentados na rede, você pode consumi-la no café da manhã junto com um pouco de cereal, ou levá-la consigo para o lanche. Suas propriedades saciantes evitarão que você se sinta tentado ou tentada a consumir lanches pouco saudáveis e cheias de açúcares processados.